sexta-feira, 24 de junho de 2011

sabor a fel


A exemplo do que sucedeu com o Bloco de Esquerda e o PCP, também o Partido Socialista sofreu um fortíssimo revés nas últimas eleições – no país e no distrito de Beja! Bem pode Luís Pita Ameixa alegar que o PS ganhou na região, ao contrário do que sucedeu em muitos distritos, apenas porque teve mais votos do que os restantes competidores. É uma vitória, concordamos, mas deve ter um insuportável sabor a fel!
Político experiente e com muitos anos de liderança partidária, Ameixa sabe muito bem que, no distrito de Beja,  o seu partido teve o pior resultado desde 1995, perdeu milhares de votos e passou a ter apenas um deputado. Não é coisa pouca!
Não se julgue, contudo, que a responsabilidade cabe apenas a Pita Ameixa. Mas é ele o rosto principal daquilo que aconteceu: se o foi para as vitórias também tem de o ser para este crescente declínio! Assim, parece claro que a liderança do PS do Baixo Alentejo está a precisar de mudança.
É muito óbvio que os socialistas têm de abrir desde já uma reflexão capaz, atempada e sem precipitações sobre o seu futuro interno. Esse processo obriga ao envolvimento de uma nova geração de militantes que, necessariamente, terá de começar a dar a cara e querer assumir responsabilidades.  Seja no plano dos autarcas ou noutros sectores, parece esgotado o tempo para a táctica e para o calculismo! Também no Baixo Alentejo o PS precisa de um ciclo novo, que assente numa renovada influência social; no reforço de uma voz própria mais respeitada e ouvida no quadro do país; no aperfeiçoamento da sua capacidade organizativa, de militância e de mobilização. Não perceber isto é permitir tacitamente que se acentue a actual  linha de declínio!

0 comentários:

Enviar um comentário