sexta-feira, 15 de outubro de 2010

o labirinto


Antigamente a feira era um labirinto pior. Eu gosto de labirintos. Por isso, fui um peregrino a apregoar que arrumar o largo ia dar cabo da feira. Não deu! Mas ainda continuo a gostar mais daquelas bordas ao cimo do serro, onde as barracas vão ficando desgovernadas, com ruas de atoalhados que quase desabam numa camioneta de presuntos. Prefiro aquela linha com vista para os campos do lado de Ourique, já depois do moinho, onde vendem galinhas, pilhas não alcalinas, braçadeiras de todos os tamanhos e esculturas em pau de azinho. Parece uma babilónia! Essa feira põe-me dentro da memória daquela feira de outrora, que era o tal labirinto desgovernado e alegre: um jogo de palavras cruzadas, com palmo e meio de lama a enterrar-nos os sapatos e barracas a tombar com o peso da água da chuva. Mas o povo voltava todos os anos. Parece que não sou só eu que gosto de labirintos!

2 comentários:

Vitor Encarnação disse...

E pensava eu ser o único a achar que a nova geometria da feira lhe tinha retirado algum mistério e delirante sedução.

Vítor Encarnação

Ana Cristina Silva disse...

Lembro-me de descer a rua que vai dar ao largo a um domingo de feira, e de demorar bastante tempo, tal era o frenezim de gente e brinquedos, e atoalhados e de mil e uma coisa que se amontoavam à venda bem no meio da rua, que já era estreita com as barracas laterais com lona, não como as actuais "bancas" e de levar com a água das lonas bem em cima da cabeça...e dos cheiros inconfundiveis...a rua que desce já não é a mesma sem os apertos e os roubos por esticão à mistura.

Enviar um comentário